quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O gosto de ser diferente


É natural a tentação de invejar as aptidões físicas ou intelectuais dos outros. É natural a tentação de invejar a energia, a beleza, as habilidades ou o estatuto social dos outros. Mas, porque a inveja só faz mal ao próprio invejoso, o importante é dar atenção aos talentos pessoais e desenvolver o gosto pela diferença.
Os outros têm pontos fortes invejáveis? E nós não? Será que eles só têm qualidades e nós só defeitos? Será que nada há em nós de que nos possamos orgulhar? Será que os dons da natureza foram distribuídos apenas aos outros?

«Eu sou diferente, logo sou melhor…» é um raciocínio errado, porque complica a relação com os outros.

«Eu sou diferente, logo sou pior…» é um raciocínio mais errado ainda, porque complica a relação consigo mesmo e acaba por dificultar a relação com os outros.

«Eu sou diferente, aceito-me como sou e tenho até orgulho de mim…» é o único raciocínio positivo que facilita a relação consigo e com os outros.

Podemos imitar as boas qualidades alheias. Podemos seguir a luz de alguns mestres (líderes espirituais, professores, políticos ou cientistas). Mas não devemos atrofiar o nosso espírito nem perder a nossa individualidade. Nascemos originais. Teremos de morrer cópias?
A vida precisa de todo o tipo de pessoas, como a floresta precisa de todo o tipo de árvores e a orquestra precisa de todo o tipo de instrumentos.
Quando assumimos e desenvolvemos a nossa diferença, acabamos por viver melhor. Afinal, é agindo com originalidade, e não copiando os outros, que reafirmamos a nossa identidade e construímos a auto-estima.
Um adulto tem de deixar de ser complexado. Deve fazer uma avaliação positiva de si próprio. Sem os exageros da imodéstia, mas também sem o medo ou a vergonha dos inferiorizados, deve dizer a si mesmo, em voz baixa ou em voz alta, quantas vezes forem necessárias:

«Sou uma pessoa de valor…»

«Gosto de ser diferente…»

«Tenho orgulho de mim…»

Namaste

1 comentário:

Missão

Missão
Cada "Filho do Sol" é um "Trabalhador da Luz", aquele que veio para este mundo com a nobre missão de difundir a Luz entre os seus semelhantes. Todos estão sendo convocados para a maior acção coletiva na História da Humanidade, que deverá atuar com base em uma ética planetária e um grande amor pela Mãe Terra.Cada ser humano é um reposítório de conhecimentos e diferentes habilidades. Todos, sem exceção serão necessários. Ninguém poderá esquivar-se dessa nobre e urgente missão, pois o destino do planeta está em jogo. Cada um de nós, deverá refletir quanto ao que singifica ser um "Trabalhador da Luz", um "Filho do Sol". O primeiro passo da missão será descobrir a si mesmo; o passo seguinte, depois da transformação pessoal, será participar ativamente da transformação do mundo.Mas tudo deverá ser rápido e dinâmico, bem de acordo com a época em que vivemos. Tenha amor por este belo planeta. Ele é a extensão de seu próprio corpo. Destruindo a Terra, destruiremos a nós mesmos. Destruiremos a magnífica Obra Divina!" Seja a mudança que você quer ver no mundo". Que o Deus Sol, abençõe suas palavras e ilumine os seus pensamentos...Para sucesso...Para amor...Para saúde...Para felicidade...Que os vossos Caminhos sejam iluminados pelos Grandes Mestres do Universo... Deus está em teu coração e o teu coração está em Deus... Namastê!