sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Canoa


Esta foto foi tirada por mim na Serra da Estrela...

Tem uma mensagem com muito interese,
este texto do grande filósofo e educador brasileiro..Paulo Freire

Num rio largo e profundo trabalhava um Barqueiro simpático e experiente,que atravessava na sua pequena canoa as pessoas de uma margem para a outra.
Certo dia,entraram na sua canoa duas pessoas cultas.Um advogado e uma professora.No meio da viagem,o advogado quebrou o silêncio,e perguntou ao barqueiro:
-Você sabe alguma coisa de leis?
-Não respondeu sorrindo o barqueiro.
-que pena!Perdeu metade da vida
-Disse compadecido o advogado.
A professora também quis fazer graça e perguntou:você sabe escrever?
-Não sei
-Que pena perdeu metade da vida.
A canoa continuou a deslizar,mas uma corrente forte virou-a e os passageiros cairam à água.
-Vocês sabem nadar?
-Não!Gritam eles
-Que pena!!!perderam a vida.

-Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes. (Paulo Freire)

Pois é meus Amigo(as)...
Nas travessias da vida contactamos com gente - numerosa gente - de vários saberes.E nem sempre valorizamos o valor, o saber das pessoas simples com quem contactamos:é o lavrador de mãos calejadas e rosto queimado pelo Sol,é o pescador que arrisca a vida todos os dias para brindar com peixe pessoas que nem sequer conhece,são todos trabalhadores que sabem resolver nossos problemas que não sabemos solucionar.
Quantas vezes descobrimos debaixo de roupas rotas e em mãos calejadas alguém com um saber importante- talvez sem saber ler ou escrever
- mas com a sabedoria da vida:servindo e amando os outros.
Nestes tempos de valorização dos valores materiais:do carro que possuem da vivenda que havitam da roupa luxuosa que ostentam etc,etc.
E quantas vezes se olha com sobranceirismo orgulhoso para gente que trabalha connosco ,que serve com o seu saber elevado e precioso.Cada pessoa embora não pareça, tem algo de bom,de interesante,de valioso para nos ensinar.
Há muita gente que pela riquesa da experiência,se moldou e aprendeu a "nadar"na vida,com a prática da honestidade,de serviço aos outros.
Olhemos para os humildes que a vida de muitos deles contém uma lição surprendente e bela,merecedora de respeito e digna de Imitação...

Pense nisso com Carinho...Namaste

Sem comentários:

Enviar um comentário

Missão

Missão
Cada "Filho do Sol" é um "Trabalhador da Luz", aquele que veio para este mundo com a nobre missão de difundir a Luz entre os seus semelhantes. Todos estão sendo convocados para a maior acção coletiva na História da Humanidade, que deverá atuar com base em uma ética planetária e um grande amor pela Mãe Terra.Cada ser humano é um reposítório de conhecimentos e diferentes habilidades. Todos, sem exceção serão necessários. Ninguém poderá esquivar-se dessa nobre e urgente missão, pois o destino do planeta está em jogo. Cada um de nós, deverá refletir quanto ao que singifica ser um "Trabalhador da Luz", um "Filho do Sol". O primeiro passo da missão será descobrir a si mesmo; o passo seguinte, depois da transformação pessoal, será participar ativamente da transformação do mundo.Mas tudo deverá ser rápido e dinâmico, bem de acordo com a época em que vivemos. Tenha amor por este belo planeta. Ele é a extensão de seu próprio corpo. Destruindo a Terra, destruiremos a nós mesmos. Destruiremos a magnífica Obra Divina!" Seja a mudança que você quer ver no mundo". Que o Deus Sol, abençõe suas palavras e ilumine os seus pensamentos...Para sucesso...Para amor...Para saúde...Para felicidade...Que os vossos Caminhos sejam iluminados pelos Grandes Mestres do Universo... Deus está em teu coração e o teu coração está em Deus... Namastê!